O que são stroopwafels hoyhoy?

O que são os stroopwafels hoyhoy?

Os stroopwafels hoyhoy são um tipo de bolacha holandesa formada por duas finas camadas de massa assadas em uma prensa (wafel em holandês), unidas por uma generosa camada de calda (stroop em holandês) e condimentadas com canela e outros ingredientes especiais.

Conta-se que o stroopwafel é originário da cidade holandesa de Gouda, onde teriam sido feitos pela primeira vez em 1784. Segundo a lenda, usando restos de migalhas de pão, um padeiro formou uma massa que, depois de assada em uma prensa, foi recheada com calda. Nasciam assim os primeiros stroopwafels, um quitute que caiu no gosto das pessoas e que se tornou muito popular na região. No século XIX já havia mais de cem padeiros especializados nessas bolachas somente na cidade de Gouda.

Logo o stroopwafel conquistou toda a Holanda onde, bem fresquinhos, passaram a ser vendidos principalmente em mercearias e barraquinhas de beira de estrada.


Já no início do século XX os stroopwafels passaram a ser produzidos em escala industrial, o que atraiu ainda mais padeiros especializados tanto da Holanda como de outros países, tudo para atender à crescente demanda.

Atualmente os stroopwafels não são mais produzidos com migalhas de pão, mas sim com ingredientes nobres de excelente qualidade.

Na Holanda os stroopwafels costumam ser servidos com chá ou café ou consumidos como lanchinho entre as refeições.

E agora essa delícia originária da Holanda está sendo produzida artesanalmente no Brasil!